Quantcast
Channel: Gálatas – Deus Conosco
Viewing all 20 articles
Browse latest View live

Por lhes dizer a verdade

0
0
A verdade é amiga da amizade.

Sempre existe o ‘mas’

0
0
Deus quer mais do que crença; ele quer fruto!

Os trabalhos da igreja

0
0
Todos querem fazer os trabalhos da igreja. Ou será que querem?

Se eu gosto, Deus deve gostar também

0
0
Quem pode ler a mente de Deus?

Nenhuma origem humana

0
0
Se não veio do homem o evangelho, não dá para mexer.

O “se” impossível

0
0
Por esse veículo, nunca chegaremos lá.

Não pensarão de nenhum outro modo

0
0
Outro pensamento condena!

Conduta conforme o Espírito

0
0
Gálatas 5.25: A vida no Espírito deve nos levar a agir conforme sua direção.

A fé que atua pelo amor

0
0
Gálatas 5.6: A fé que atua pelo amor. Se você nunca fez comentário no site, considere dar um alô pra gente hoje.

Eu não sou nada

0
0
Gálatas 6.3: Sem Cristo não somos nada.

Ação: Orgulhar-se

0
0
Gálatas 6.14: O povo de Deus se gloria no próprio Deus.

Um pacote só

0
0
Gálatas 5.3: Se abraça uma parte, faça tudo.

Agora somos gente grande

0
0
Gálatas 3.25: Vamos não misturar as coisas.

Veja que absurdo!

0
0
Gálatas 3.3: Comece e termine certo.

A saudação que contraria

0
0
Gálatas 1.1-2: Confronto desde a primeira palavra!

O que importa

0
0
Gálatas 6.15: Isto que é "algo" importante e grandioso.

Vender-se ou entregar-se

0
0

(…) que se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai. Gálatas 1.4

Ao possuir o rei Acabe a vinha de Nabote, o Senhor enviou o profeta Elias para confrontá-lo. O profeta lhe disse: “você se vendeu para fazer o que o Senhor reprova” 1 Reis 21.20. Que contraste com o que fez o Senhor Jesus!

Há apenas duas opções hoje. A escolha é ou entregar-nos a Deus, como Jesus, para sermos redimidos por Cristo e servirmos ao Senhor, ou vender-nos para fazer o mal.

As duas opções são feitas em relação a Deus. Se nos vendemos para fazer o mal, é feito, literalmente, “aos olhos do Senhor”. Podemos justificar as atitudes. Podemos deixar, como Acabe, que outros façam o trabalho sujo, para nos beneficiar do seu mal. Podemos pensar que somos especiais e merecedores. Mas aos olhos de Deus, é o mal. O que fazemos, ele vê e julga.

Se nos entregarmos ao Senhor, é feito “segundo a [sua] vontade”. A escolha da verdadeira rendição faz a vontade de Deus, ao invés de apenas pronunciar o nome do Senhor, Mateus 7.21. Assim, rejeita esta “presente era perversa”. Quando nos entregamos conforme a vontade de Deus, ele nos dá sua plenitude em Jesus Cristo e produz em nossa vida o fruto do Espírito.

A morte de Acabe foi o fim mau de uma vida reprovada. A morte de Jesus foi o momento culminante duma vida dedicada à vontade do Pai. Por isso, escolhamos bem.

Pai celeste, entrego-me ao Senhor para ser resgatado do mal.

Se surpreendido

0
0

Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado. Gálatas 6.1

Embora na carta aos gálatas Paulo trate do problema doutrinário de cair da graça pela adoção da lei judaica, aqui é geral a referência a “algum pecado”. Ninguém é imune. Todo tipo de pecado pode tomar conta de um irmão.

Os “espirituais” são os discípulos em geral. Toda a igreja é responsável pela disciplina. A correção não é trabalho exclusivo do presbitério ou do evangelista. Todos devem tomar cuidado e olhar pelo bem do seu irmão.

A atitude que dirige tal esforço é a mansidão. O espírito que condena os outros não salva ninguém. O amor e a compaixão devem motivar.

Ao mesmo tempo que se corrige o irmão, os espirituais olham para sua própria vida, reconhecendo que também são suscetíveis à tentação.

Pai santo, preserve a santidade no nosso meio pela disciplina que exerce pelos espirituais.

A natureza da nossa esperança

0
0

Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé.
Gálatas 5.5 NAA

Entre as sete bases da unidade dos cristãos, uma é a única esperança nutrida pelo povo de Deus: “(…) a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só” Efésios 4.4. Esta se resume bem na vida eterna, Tito 1.3; 3.7. Isto exclui esperanças da religiosidade popular para coisas materiais e físicas ou projetos sociais ou políticos. Esperamos e buscamos as coisas do alto, celestiais, Colossenses 3.1-4.

Quem lê com calma o Novo Testamento fica impressionado com esta ênfase. Ela aparece também no texto acima. Tudo neste texto é espiritual, e não material ou terreno.

Nós aguardamos. O verbo indica esperar intencional e ansiosamente. Identifica o alvo da esperança e trabalha para alcançá-lo.

Pelo Espírito. Não há necessidade de restringir demais o sentido, mas inclui tanto o poder da justificação que vem por ele, quanto a sua revelação que nos informa do que Deus fez em Cristo e como entrar nele. O cristão é “o filho nascido segundo o Espírito” 5.29.

A esperança. É comum Paulo juntar a esperança, a fé e o amor (ver v. 6). Aqui ele descreve numa única palavra o objetivo da fé. O que Deus oferece, não por tentativas de merecer a salvação, mas sim pela graça de Cristo, v. 4.

Da justiça. Refere-se a sermos introduzidos em relacionamento com Deus, pois Cristo resolveu nosso problema do pecado. Ele nos declarou justos aos seus olhos.

Por meio da fé. A natureza da fé é aquela “que atua pelo amor” v. 6. Ela não fica sozinha. Os três elementos são essenciais.

Não esperamos nada terreno, mas do céu, onde Cristo habita.

Pai, mantenha meus olhos fixos no meu relacionamento contigo.

Três anos

0
0

Depois de três anos, subi a Jerusalém para conhecer Pedro pessoalmente, e estive com ele quinze dias.

Três anos. O que o apóstolo Paulo estava fazendo durante esse período, no início de sua caminhada no Caminho? Parece muito tempo. Ele pode ter pensado que precisava recuperar o tempo perdido.

Não se sabe em que ponto esse período começa. O texto é vago. Ele não diz o que fez durante esse tempo.

Não é absurdo pensar que ele evangelizou, já que fez isso logo depois da sua imersão, pois, ainda em Damasco, onde tinha sido convertido, “imediatamente ele começou a proclamar Jesus nas sinagogas, dizendo: ‘Este homem é o Filho de Deus'” Atos 9.20.

Há períodos da vida que, olhando para trás, não há nada específico para marcá-los, mas certamente foram momentos em que Deus estava dando força, preenchendo os detalhes, amadurecendo o espírito, preparando para o serviço.

O Senhor é paciente. Até mesmo os erros e desvios se tornam parte da história, são tecidos na trama de nossa fé, tornam-se parte da mistura que é nossa alma.

A chave é aprender com toda a humildade.


Favor compartilhar esta meditação com seus contatos.

Viewing all 20 articles
Browse latest View live




Latest Images